Seca em níveis preocupantes!
Continua o bloqueio Anticiclónico, esta área anticiclónica estabelecida há várias semanas na zona atlântica ou na Europa Ocidental teima em não enfraquecer e não se deslocar mais para sul, onde normalmente se situa nesta época do ano. As previsões a médio prazo não indicam nada de novo, o tempo seco vai persistir ainda durante muito dias.
O Janeiro de 2022 foi o segundo mais seco dos últimos 20 anos, as alterações climáticas fazem com que estes fenómenos extremos aconteçam, para já tudo indica que este ano será um ano de seca. Não existem previsões a longo prazo que mostrem uma alteração desta tendência, vamos continuar ao que tudo indica com pouca ou nenhuma precipitação durante o mês de Fevereiro.
Neste momento existem muitas bacias hidrográficas com valores inferiores à média de Janeiro tal como a do Lima Sado e Barlavento Algarvio.
Desde de 2005 que o território Português não se encontrava numa situação de seca tão vincada, mesmo assim a seca deste ano comparada com a de 2005 ainda é menos severa.
O país encontra-se asfixiado pela falta de água, essencial para os solos (forragens e culturas agrícolas), lençóis freáticos, rios e barragens, nomeadamente para a produção de energia elétrica, como a hídrica e eólica.
Sem chuva não há neve.
Previsões mais especificas para a Serra da Estrela aqui https://www.meteoestrela.pt/previsoes/neve/