DEPRESSÃO “BERNARD” ATENÇÃO A LISBOA, VALE DO TEJO, ALENTEJO E ALGARVE
Portugal Continental vai ser afetado por um sistema depressionário extratropical que pode assumir contornos subtropicais subtropicais, é uma depressão muito cavada e um pouco anómala para as nossas latitudes. Com isto não se quer lançar o pânico nem a contrainformação mas com uma pressão tão baixa no seu núcleo apenas 987-990hpa certamente irá criar alguns problemas.
Ainda não se sabe bem a posição exacta do seu núcleo quanto atingir Portugal Continental mas as regiões de Lisboa, Vale do Tejo, Beira Baixa, Alentejo e Algarve vão ser as mais afetadas.
Assim é esperado um agravamento do estado do tempo a partir da hora de almoço deste Domingo com chuva forte e persistente, possibilidade de trovoadas e vento muito forte com rajadas que podem ultrapassar os 100km/h nas terras altas e em algumas zonas do Sul do País.
É esperada grande agitação marítima com ondas a poderem chegar aos 7m.
É necessário tomar medidas de autoproteção e certamente vão ser lançados os respetivos avisos meteorológicos pois é previsível que o impacto desta depressão provoque algum fenómeno de precipitação e vento extremo. Vai chover muito num curto espaço de tempo principalmente no Alentejo e Algarve, por um lado é bom pois vai atenuar a seca mas por outro esta precipitação intensa pode provocar estragos.
CLICAR NAS IMAGENS PARA AUMENTAR