Agravamento do estado do tempo a partir da tarde de Segunda-feira com períodos de chuva que vão ser localmente fortes e aumento da intensidade do vento.
Devido a passagem de uma superfície frontal associada a uma depressão situada a Noroeste da Península Ibérica o estado do tempo vai agravar-se já na tarde de Segunda-feira e vai manter-se instável até Quinta-feira.
Uma chamada de atenção para a quantidade de precipitação prevista, vai chover muito num curto espaço de tempo, em algumas zonas podem-se registar 100l de acumulado em 24h. Os dias mais problemáticos vão ser mesmo Segunda e Terça-feira.
Como sempre nesta situações existe sempre o risco de cheias rápidas em meio urbano e em pequenas bacias hidrográficas. Pelas previsões atuais as regiões do Litoral Norte e Centro vão as ser mais afetadas durante a tarde de Segunda-feira, depois ao início da noite e durante a madrugada de Terça-feira vão ser as regiões do Interior. O dia de Terça-feira vai ser com chuva persistente e forte praticamente em todo o País.
Outra situação que importa referir é a intensidade do vento, vai soprar de Sul/Sudeste forte a muito forte com rajadas que podem ultrapassar os 100km/h nas regiões do litoral e terras altas, situação esta que pode causar estragos em algumas estruturas.
É importante que os sistemas de proteção civil emitam avisos para a população.
A Quarta-feira ainda vai ser uma dia com muita instabilidade com aguaceiros frequentes, depois o estado do tempo vai melhorar.
As temperaturas vão descer ao longo da semana e na Quinta-feira podem ocorrer aguaceiros fracos que podem ser de neve na Serra da Estrela acima dos 1800m.
Deixo só uma previsão do acumulados de precipitação previstos até à próxima Quarta-feira.
Apoio simbólico para a continuação do projeto basta clicar na imagem abaixo. Grato.